Design

Minha primeira palestra!

Hoje eu ministrei minha primeira palestra. Foi no Grupo Educacional Contato, em Caruaru, com o tema Diferenças entre design gráfico e webdesign. Como eram alunos de 3º ano e cursinho, falei um pouco de como surgiu a expressão design e quando ela se tornou realmente uma profissão reconhecida, já que o núcleo de design da UFPE tem um campus lá em Caruaru agora.

Depois expliquei as especificidades do design comentando que designer gráfico, designer de produto, designer de moda, game designer são simplesmente especificidade da profissão e não outras profissões. E puxando nesse raciocínio, falei do boom que a internet comercial fez em meados de 1995, mostrando que o designer passou a se preocupar com a concepção visual focada para internet surgindo assim o webdesigner.

Falei do mercado, dos famosos sobrinhos, mostrando que para competir os bons profissionais tem que contornar essas situações e tendo sempre uma boa bagagem cultural, referências para discutir e mostrar para o cliente que desenvolvendo o projeto com ele, com certeza, ele não precisará investir novamente daqui a 2 meses quando descobrir que o “grande” sobrinho utilizou um template da internet e o concorrente dele tem um site parecido.

O interessante dessas palestras é a troca de informação, você poder tirar dúdiva, passar um pouco do que você vive, realmente, gostei demais da experiência, foi muito enriquecedora. Jódio Gusmão, o diretor do colégio, participou um pouco depois da palestra batendo um papo junto comigo sobre a especialização das profissões e do mercado que anda muito cruel com qualquer profissão, mostrando que a formação acadêmica é de extrema importância. Fizemos um comparativo mostrando hoje você ter uma graduação é o mesmo que a 10, 20 anos atrás você ter o segundo grau, é o nível mínimo que se deve ter e por isso, cursos e mais cursos de especialização e mestrado andam surgindo.

Uma oportunidade excelente para se sentir super bem e continuar sempre evoluindo, só tenho a agradecer a oportunidade e confiança que o diretor passou para mim.

Padrão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *